A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91) define as responsabilidades de inquilinos e proprietários quanto à conservação e manutenção dos imóveis. Confira abaixo um resumo prático:
Durante o período de locação, o inquilino deve zelar pelo imóvel e mantê-lo em bom estado de conservação. Isso inclui:
Manutenção e reparos do dia a dia:
Exemplos de responsabilidades do inquilino:
O proprietário deve garantir que o imóvel esteja em condições de uso, entregando-o em condições de habitabilidade e respondendo por problemas estruturais ou vícios ocultos.Consertos estruturais e condições de uso:
Exemplos de responsabilidades do proprietário:
Se, mesmo após ler as orientações acima sobre responsabilidades de manutenção, você deseja registrar sua solicitação, clique no botão abaixo para perseguir.
Antes de abrir sua solicitação de manutenção, queremos que você saiba como cuidaremos da sua ocorrência.
Uma vez comunicado, o proprietário poderá escolher entre:
Importante reforçar:
Declaro que li e estou de acordo com as condições acima, ciente de que, caso não seja possível identificar claramente o problema pelas fotos e descrições enviadas, e o prestador verifique em visita técnica que a manutenção não é de responsabilidade do proprietário (por nãose tratar de questão estrutural ou de desgaste natural), poderá ser cobrada uma taxa de visita, no valor de R$ 150,00 (valor sujeito a variação conforme o serviço), lançada no boleto do próximo aluguel.
Arrastar e soltar (ou) Escolher os arquivos
Antes de enviar, confira se todos os campos estão preenchidos corretamente. Inclua todas as informações importantes sobre o problema, impactos e datas, e anexe fotos ou vídeos sempre que possível. Isso ajuda nossa equipe a analisar e solucionar sua ocorrência com mais rapidez e precisão.
Rua Santos Saraiva, 2211Edifício CopenhagueLojas 7, 8 e 9Capoeiras – Florianópolis/SC48 3244-8551